17.4.09

Boa leitura (20) - Prosa delicada e suave como a seda

Alessandro Baricco conta uma história cheia de silêncio e sombras

A suavidade da seda permeia este relato, escrito por um dos mais importantes autores italianos contemporâneos. Tecida com delicadeza, com espaço para o silêncio, as sombras, as cores esmaecidas — como nos ambientes japoneses —, a prosa lírica de Alessandro Baricco (nascido em 1958 em Turim) capta a poesia cotidiana numa trama simples.

A história, passada no século XIX, é de Hervé Joncour, que abandona sua carreira militar aos 24 anos para se tornar negociante de bicho-da-seda em Lavilledieu. A cidade francesa é uma pequena produtora de seda e se vê ameaçada por uma praga que ataca a criação dos bichos no local. Graças à disposição de Joncour em viajar para o Japão, onde não há essa epidemia, a cidade enriquece com a sericicultura.

A viagem — longuíssima — é uma aventura para o rapaz, que a princípio nem sabe onde fica o Japão, para ele “o fim do mundo”. Lá, torna-se aliado de um grande fornecedor e fica fascinado pela mulher dele, silenciosamente sedutora: “Seus olhos não tinham o corte oriental, e o rosto era o rosto de uma menina.” O livro é também a história dessa relação tácita, que pode trazer conseqüências inesperadas.

De aparência tranqüila, mas por dentro perturbado por essa paixão impossível, o personagem, com o passar do tempo, acaba por achar um sentido para a existência, por meio da contemplação, algo tão ligado à cultura oriental. “Seda” é cheio de evocações, de aproximações com esse universo — lago, vento, revoadas de pássaros, tilintar de sinos de ouro minúsculos, como nas gravuras. Uma leitura que traz serenidade.


A trama foi filmada em 2007 por François Girard, com Keira Knightley e Michael Pitt como protagonistas. Não dá para entender por que no Brasil seu DVD, lançado no ano passado, recebeu o título de "Paixão Proibida" e não apenas, como nos outros países, "Seda". Enfim, se você quiser alugá-lo, já sabe...

“Seda” - Alessandro Baricco - Companhia das Letras, 128 págs., R$ 31,00

Publicado no caderno "EU&Fim de Semana" do jornal "Valor" em 21/9/2007 e atualizado para o blog

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home