19.3.09

Boa leitura (18) - Retrospectiva para além da galeria

Pintora revive o passado em romance de Margaret Atwood

Olho de gato pode ser a bola de gude preferida da personagem Elaine Risley quando menina. Ela a guardava separada de outras, na bolsa de festa. Azul, olhada contra a luz, produzia brilhos diferentes. Agora que Elaine, uma pintora, está na casa dos 50 anos, a bolinha pode simbolizar seu passado, trazendo-o de volta à luz quando ela retorna a Toronto, no Canadá, onde passou parte da infância e onde será homenageada com uma retrospectiva numa galeria. A história, as reminiscências e reflexões dessa mulher sensível, em crise existencial ao ver a velhice se aproximar, povoam este romance de
Margaret Atwood, a mais importante escritora canandense da atualidade.

Antes de se mudar para Toronto, quando Elaine tem 9 anos, a família — pai, mãe e um irmão — tinha uma vida nômade em razão da profissão do pai, entomologista pesquisador. Então ele se torna professor e eles passam a ter uma vida mais fixa. A garota, acostumada à liberdade, a andar de calça comprida, a não ir à escola e a brincar só com o irmão, se vê diante de um novo universo ao qual tem de se adaptar, no qual o feminino e o masculino são bem demarcados e onde ela toma contato com o consumismo, a inveja, a hipocrisia e a rigidez de comportamento.

Não é fácil. Essa menina criada de maneira anticonvencional para a época (fim da 2ª Guerra) sofre nas mãos de três amigas — Carol, Grace e, por fim, Cordelia —, que não perdoam seu jeito outsider de ser. Poética e contundente, Margaret entrelaça essa história às reflexões da Elaine adulta, mãe, casada duas vezes, que ainda busca a resposta para uma grande maldade que sofreu de Cordelia, de todas as amigas a mais amada, que ela nem sabe se está viva e tantos anos depois ainda é sua interlocutora interior e ao lado de quem gostaria de envelhecer.

Natural de Ottawa, Canadá, a escritora, de 67 anos, mora em Toronto e já teve outros nove livros publicados pela Rocco, entre eles “Madame Oráculo”, “A Vida antes do Homem” e “Negociando com os Mortos”.

“Olho de Gato” - Margaret Atwood - Rocco, 432 págs., R$ 49,50

Publicado no caderno "EU&Fim de Semana" do jornal "Valor" em 17/8/2007

1 Comments:

At 24/3/09 00:17, Anonymous Anônimo disse...

Nossa! Fiquei com muita vontade de ler a história!
Beijos !

 

Postar um comentário

<< Home