4.3.07

Livros, livros, livros a mancheias!


Há dois meses sem atualizar este blog... É que algo anda me ocupando muito: voltei a escrever sobre livros na imprensa. Voltei ao suplemento Eu&Fim de Semana do jornal Valor, que sai toda sexta-feira. Desde meados de janeiro uma pilha deles já passou pelas minhas mãos e não dou conta de ler tudo! Mas posso recomendar os que achei bons: Eric e Enide e Milênio, do Vázquez Montalbán; Viagens no Scriptorium, do Paul Auster; O Gênio Feminino - Colette, de Julia Kristeva; Contracultura através dos Tempos, de Ken Goffman; Meu Pescoço É um Horror, de Nora Ephron (esse para senhoras acima dos 50, de preferência para passar o tempo numa viagem de avião, como observou uma conhecida minha); A Casa do Sono, de Jonathan Coe (este indicado para aquelas leituras antes de dormir) e outros que mal consegui ler inteiros, mas me despertaram grande interesse: Sobrados e Mucambos, do Gilberto Freyre; As Américas e a Civilização, do Darcy Ribeiro; Salônica, de Mark Mazower. Gostam de Guerra? Tem A Conquista da Honra, de James Bradley (que inspirou o filme do Clint Eastwood); e Hitler e o Resgate de Mussolini, de Greg Annussek. Nesta semana, vou escrever sobre o Pesadelo Refrigerado, de Henry Miller; e Cântico de Sangue - Crônicas Vampirescas, de Anne Rice. Estou curiosa para ler O Homem Deus, de Luc Ferry. Tem outros, mas haja tempo (e olhos descansados)!

Por tudo isso, perdoem a falta de periodicidade desta escriba... O lítera-mundi vai continuar!
Abraços a todos.
P.S.: a bela pintura acima é de Oleg Zhivetin e se chama Poem Reader.